Você tem metas e objetivos grandes? Estabeleça micro objetivos.
O poder das minúsculas ações.
Olá Olá,
Você já ouviu o ditado "Como comer um elefante?" (Resposta: uma mordida de cada vez.🍴)
Embora isso soe como uma receita para uma indigestão séria, o significado por trás desse ditado oferece um importante pedaço de sabedoria — se você está enfrentando uma tarefa avassaladora, faça-a um passo 🦶 de cada vez.
Mas, quando se trata de fazer metas, mesmo quando dividimos grandes projetos em pequenos passos, ainda tendemos a superestimar nossa capacidade de completar essas tarefas menores.
Ou, para continuar nossa metáfora anterior — somos realmente bons em morder mais do que podemos mastigar.
E quando esticamos nossos limites e inevitavelmente não atingimos nosso alvo de escrever 500 palavras por dia ou depositar R$ 100,00 por semana em nossa conta poupança, rapidamente ficamos desencorajados e lutamos para encontrar a motivação para continuar.
A solução?
Em vez de dar grandes mordidas, mire em mordidinhas, bem pequenas. Ou em outras palavras, se você tem grandes metas, estabeleça micro objetivos.
Micro objetivos podem ser aplicados a qualquer coisa, seja você procurando ficar mais em forma, escrever um livro, lançar um negócio on-line ou construir um novo hábito.
A chave é que, quando dizemos micro objetivos... nós queremos dizer micro, bem pequenininho. 🔬
Enquanto os objetivos de longo prazo (ou "macro") estão focados em um resultado futuro mais amplo, e os objetivos de curto prazo devem se concentrar no futuro próximo, um micro objetivo está focado no que você pode fazer agora mesmo.
Isso significa pegar seu objetivo, dividi-lo em etapas e então encolher essas etapas o máximo que puder.
Como a treinadora de CEOs Sabina Nawaz diz a seus participantes,
"Você saberá que realmente alcançou o nível de um micro hábito, quando disser, 'Isso é tão ridiculamente pequeno, não vale a pena fazer.'"
Para Nawaz, isso significou que, quando ela começou a correr, seu primeiro micro objetivo foi preparar suas roupas de ginástica na noite anterior.
Próximo objetivo: simplesmente vestir essas roupas de manhã. E uma vez que ela chegou à academia, caminhar na esteira por apenas 10 minutos.
Dois anos depois, ela correu uma corrida de 10K — algo que ela passou décadas tentando realizar sem sucesso.
Para você, um micro objetivo ou hábito pode parecer escrever um título para o seu próximo roteiro do YouTube, meditar por apenas 30 segundos ou ler um único parágrafo de um livro antes de dormir.
A partir daí, você pode passar para o seu próximo micro objetivo (ou repetir), marcando cada um como uma lista de tarefas.
Não apenas os micro objetivos podem ajudá-lo a vencer a procrastinação, oferecendo um próximo passo (ou o primeiro!) muito alcançável, pesquisas mostraram que os pequenos estímulos de dopamina que você obterá ao marcar essas tarefas minúsculas "mantêm o 'motor de recompensa' engajado e irá alimentá-lo para se apresentar por mais tempo e melhor, mesmo que a tarefa seja trivial."
E a sensação de progresso que você ganhará não apenas alimentará sua motivação, ela também pode aumentar sua felicidade e fazer com que você seja mais propenso a pensar consigo mesmo, hoje foi um bom dia.
Com micro objetivos, você não precisa diminuir seus sonhos — apenas os passos que você dá para chegar lá — para avançar de forma realista.
Mire alto, mas comece pequeno... e eventualmente todas essas pequenas mordidas se somarão a algo muito maior. 🐘
💡 Frase da Semana
Fuja da competição sendo autêntico.
Naval
Gostou de ler essa Newsletter, você pode apoiar divulgando. Clique no botão e compartilhe este essa Newsletter com um amigo ou divulgue em suas redes sociais.
Este e-mail foi encaminhado para você? 👇
Tenha uma ótima semana. :)
Faça tempo pro que importa.
thais t cardoso