Olá Olá,
Faz um tempo que não apareço por aqui, é que se você me segue no instagram, sabe que nos últimos meses muitas coisas aconteceram e eu pivotei (mudei de rota) meu perfil 😅
Comecei um novo perfil de Inteligência Artificial esse aqui e também vou começar a postar outras coisas aleatórias no @thaistcardoso já que agora estou mais livre para postar sobre o que eu quiser, sem um nicho específico.
Isso porque estou focando em I.A como o trabalho principal.
Eu até construí uma assistente de produtividade e bem-estar no whatsapp, se você quiser testar, tem 3 dias gratuitos.
Vamos agora para o assunto de hoje? Algo que confesso que tenho dificuldades em receber.
Lembra quando tudo o que você criava era uma obra de arte, a mais incrível desde a Mona Lisa? 🖼️
Cada uma de suas pinturas a dedo no jardim de infância merecia um lugar de destaque na geladeira, e cada peça de teatro ou leitura de poesia que você fazia na sala de estar recebia aplausos entusiasmados.
Mas agora que você tem um emprego, está cursando uma faculdade ou perseguindo suas paixões, você precisa enfrentar aquela parte do processo criativo que dá um frio na barriga, mas é essencial...
Pedir feedback real e honesto.
E embora você saiba que o feedback pode ajudar a impulsioná-la em direção ao sucesso, se for honesta... você também teme que ele possa acabar destruindo completamente seus sonhos.
Você pode desejar evitar a crítica por completo (e continuar fingindo que tudo o que você faz é ouro puro desde o primeiro rascunho).
Mas, seja em uma tarefa de trabalho ou em um projeto criativo, todos nós precisamos de feedback de outras pessoas para extrair novas ideias, corrigir erros e criar nosso melhor trabalho.
Felizmente, se você entrar com a atitude certa, receber feedback não precisa ser uma experiência devastadora.
Aqui estão cinco dicas para garantir que o feedback seja construtivo e deixe você se sentindo motivada, e não derrotada.
🧠 #1: Conheça a si mesma. Você tende a se defender quando enfrenta feedback? Ou talvez sua confiança vá de 100 a 0 quando algo em que você trabalhou duro ainda precisa de melhorias. Estar ciente de como você responde à crítica ajudará a domar reações instintivas e identificar inseguranças internas que você precisa combater ativamente.
🧐 #2: Seja curiosa. Pesquisas descobriram que pessoas altamente curiosas que fazem perguntas abertas (como "O que você acha?" ou "Para onde posso ir a partir daqui?") recebem feedback significativamente mais — e mais forte — do que aquelas que fazem perguntas restritas (como "Você gosta desta fonte?"). Embora seja bom observar áreas específicas que você está trabalhando para melhorar, esteja aberta a sugestões mais amplas também.
🌳 #3: Tenha uma mentalidade de crescimento. Uma mentalidade de crescimento acredita que o talento pode ser aprimorado, enquanto uma mentalidade fixa acredita que você é bom em algo ou não é. Em vez de ver o feedback como um veredicto final sobre sua inteligência ou habilidades, veja-o como uma forma de aprimorar suas competências. Como diz a psicóloga Carol Dweck, aqueles com uma mentalidade de crescimento alcançam mais "porque se preocupam menos em parecer inteligentes e colocam mais energia em aprender."
🙋#4: Siga em frente. É fácil se irritar se você receber um feedback vago, ou se sentir um fracasso se não entender algo. (Admita, todos nós já fingimos entender uma piada do grupo, só para procurar desesperadamente no Google depois.) Quando você ouvir "Isso precisa de mais energia", em vez de se perguntar o que isso significa, siga em frente e peça mais detalhes.
🤗 #5: Não leve para o lado pessoal. Lembre-se, esta é uma crítica ao seu trabalho — não a você ou ao seu potencial. Separar sua autoestima do seu trabalho é um limite importante que a manterá em um estado mental saudável (e ajudará a evitar a defensividade que pode bloquear seu potencial de crescimento).
Leva vulnerabilidade para deixar as pessoas verem seu trabalho criativo, e ainda mais para intencionalmente pedir sua opinião sobre o que está funcionando... e o que não está. A chave para dominar (e sobreviver a) esse processo? Busque crescimento, não elogios.
Aborde o feedback com humildade e mente aberta, e com cada crítica você se tornará uma criadora mais forte — e os aplausos virão naturalmente. 👏
😍 Favoritos da semana:
💡 Frase da Semana
“Erros devem ser examinados, aprendidos e descartados; não prolongados e armazenados.”
― Tim Fargo
🍿 Filme:
Crescendo juntas
Adorei esse filme, é leve, bonito e legal. Vale a pena assistir.
Gostou de ler essa Newsletter, você pode apoiar divulgando. Clique no botão “Share” e compartilhe este essa Newsletter com um amigo ou divulgue em suas redes sociais.
Este e-mail foi encaminhado para você? 👇