Eu sempre lutei com um pensamento.
O tipo de pensamento recorrente que nunca realmente te deixa:
"É tarde demais."
Tarde demais para publicar um livro, tarde demais para começar uma empresa, tarde demais para aprender um novo idioma.
Isso é chamado de ansiedade temporal.
O número de habilidades que não adquiri e as oportunidades que não aproveitei por causa desse mesmo pensamento são, irritantes.
Só recentemente consegui superar (um pouco) esse pensamento e, vou compartilhar algumas estratégias.
Enquanto a ansiedade da morte é o medo de ficar sem tempo, a ansiedade temporal é o medo de desperdiçar seu tempo.
É uma obsessão por gastar seu tempo da maneira mais significativa possível.
E quando a sociedade nos diz — ou quando interpretamos sinais da sociedade como dizendo — que é tarde demais para alcançar um objetivo específico, não o percebemos como significativo o suficiente.
Nós exigimos — demandamos — que o que fazemos com nossas vidas realmente importe.
A ansiedade temporal pode assumir várias formas:
Ansiedade temporal atual: a sensação diária de estar com pressa que nos faz sentir sobrecarregados e em pânico. Algumas pessoas também experimentam ataques de ansiedade por causa do estresse diário causado por esse tipo de ansiedade temporal.
Ansiedade temporal futura: pensamentos sobre o que pode ou não acontecer no futuro, que são a causa da preocupação e de perguntas internas do tipo "e se".
Ansiedade temporal existencial: a sensação de tempo perdido escorregando e nunca mais voltar, que muitas pessoas experimentam de forma mais aguda ao pensar na morte.
Dr. Alex Lickerman, autor de The Undefeated Mind: On the Science of Constructing an Indestructible Self, diz que a ansiedade temporal surge de algumas das seguintes perguntas:
"Estou criando a maior quantidade de valor com minha vida que posso?
“Vou sentir, quando chegar minha hora de morrer, que gastei muito do meu tempo de forma frívola?"
A ansiedade temporal não significa necessariamente que você acredita em uma força externa que atribuiu um propósito à sua vida, e que você ainda tem que descobrir.
Isso apenas significa que seu bem-estar é determinado em grande parte pela importância do valor que você sente que está criando com sua vida.
Mas, paradoxalmente, essa super otimização pode nos impedir de criar o maior valor com nossas vidas.
Limitamos a nós mesmos sempre calculando o melhor resultado potencial através de nossa percepção pessoal do possível.
Vencer a ansiedade temporal significa mudar nosso foco de resultados para produção, para que possamos gastar nossa energia em coisas que podemos realmente controlar.
Vencer a ansiedade temporal: de resultados para produção
De acordo com Tanya J. Peterson, autora de The Mindfulness Journal for Anxiety, é importante aceitar algumas verdades para poder sentir controle sobre seu tempo diário e sua vida.
Primeiro, o tempo existe e não podemos mudar isso.
O tempo avançará, e nós também.
Aceitar essas verdades simples, porém assustadoras, é o primeiro passo na redução da ansiedade temporal.
Em seguida, você pode começar a implementar algumas estratégias.
Embora o propósito na vida seja um fator importante na psicologia da felicidade, gastar muita energia mental procurando-o em vez de fazer coisas que nos fazem felizes pode induzir à ansiedade.
Aqui estão três passos que você pode seguir para reduzir a ansiedade temporal enquanto ainda encontra significado em sua vida cotidiana:
Defina o que "tempo bem gasto" significa para você: sente-se e pense sobre o que realmente o faz feliz e o coloca em fluxo, sem pensar demais sobre quão viável o resultado final seria. Pense apenas em sua produção e como se sente ao trabalhar na produção dela. Por exemplo, não pense em quão feliz seria publicar um livro. Pergunte-se se você realmente gosta de escrever. Não pense em quão orgulhoso você seria ao correr uma maratona. Questione se você gosta de correr. Crie uma lista curta de atividades que você realmente gosta e que trazem valor para si mesmo ou para o mundo.
Faça espaço para esses momentos: isso não significa fazer tempo para eles. Em vez disso, pense em onde você incorporará esses momentos em sua vida. Talvez a caminho do trabalho. Talvez em casa, depois que as crianças dormirem. Ou talvez passar tempo com seus filhos seja a atividade para a qual você quer fazer espaço. Se você acontecer de ter menos tempo do que o esperado, está tudo bem. Trata-se mais de projetar um espaço dedicado às suas atividades de "tempo bem gasto".
Elimine distrações que consomem tempo: os momentos que passamos rolando sem pensar nas redes sociais ou assistindo vídeos aleatórios contribuem para a ansiedade temporal. Faça uma rápida auditoria de seus padrões de consumo de conteúdo e tente cortar a quantidade de tempo que você passa em um modo de entrada em vez de saída.
Superar a ansiedade do tempo significa expandir sua percepção do que é possível.
Significa parar de criar todas essas barreiras artificiais para si mesmo e lembrar que, contanto que você esteja vivo hoje, não há literalmente nenhum motivo para não começar algo novo.
Em vez de se concentrar nos resultados, como ter um milhão de inscritos no YouTube, porque isso realmente leva tempo, ou ter uma newsletter enormee ou ser completamente fluente em um novo idioma, trata-se de focar no seu output, publicando seu primeiro vídeo no YouTube, escrevendo sua primeira postagem de blog, aprendendo suas primeiras palavras nesse idioma que você quer aprender.
Todos que você vê que estão mais avançados do que você tiveram que começar do zero em algum ponto.
Não significa que, porque alguém hoje está mais avançado do que você em sua jornada, você não pode iniciar sua própria jornada também.
A ansiedade temporal é algo com o qual ainda estou lutando, e pode continuar lutando pelo resto da minha vida.
😍 Favoritos da semana:
📹 Vídeo da semana:
Fiz um vídeo explicando como faço minhas metas, se você quer aprender, é só apertar o play.
💡 Frase da Semana
"Os homens não são prisioneiros do destino, mas apenas prisioneiros de suas próprias mentes."
— Franklin D. Roosevelt.
Gostou de ler essa Newsletter, você pode apoiar divulgando. Clique no botão e compartilhe este essa Newsletter com um amigo ou divulgue em suas redes sociais.
Este e-mail foi encaminhado para você? 👇
Te desejo uma ótima semana!
Faça tempo pro que importa.
thais t cardoso