A verdadeira razão pela qual você está procrastinando
Olá Olá,
O que você tem adiado recentemente?
🎥 O seu próximo vídeo do YouTube?
📝 A tarefa que seu professor atribuiu no mês passado (e que agora tem prazo de três dias)?
🦷 Agendar aquela consulta no dentista?
☎️ Ligar para sua mãe?
Quando pensamos sobre por que procrastinamos tarefas como essas, pode ser fácil fazer todo tipo de suposição negativa. (Afinal, a tendência para procrastinar não é exatamente vista como uma característica de personalidade positiva.)
Enquanto nosso crítico interno (ou algumas vozes externas não tão úteis) atribui isso à preguiça ou a ser desorganizado ou inconsiderado, argumentamos que simplesmente não tivemos tempo ou energia. E prometemos que vamos fazer isso... mais tarde.
Mas de acordo com o psicólogo Nick Wignall, o problema não é que estamos tentando evitar o trabalho duro ou ter que adicionar mais uma tarefa ao nosso calendário ocupado. A verdadeira raiz da nossa procrastinação pode ser a ansiedade oculta. Como Wignall explica:
“A procrastinação não é só um sinal de que temos um problema por baixo dos panos. Na verdade, muitas vezes usamos a procrastinação de propósito, como uma forma de nos proteger de enfrentar coisas que nos deixam desconfortáveis, como a ansiedade.”
Para aqueles de nós que lutam com a procrastinação, uma pergunta mais útil do que "O que está causando minha procrastinação?" Wignall diz, é perguntar
"Que trabalho ela está fazendo?"
E se esse trabalho está ajudando você a evitar a onda de pavor, suada e com um nó no estômago, que você sente toda vez que pensa naquela coisa na sua lista de tarefas — cuidado com as consequências.
“Se você está usando a procrastinação para evitar a ansiedade, na verdade está piorando essa ansiedade a longo prazo porque, quando seu cérebro vê você evitando algo cronicamente, ele assume que essa coisa é perigosa.”
Embora procrastinar forneça um alívio temporário ao varrer essa tarefa que induz ansiedade para debaixo do tapete, uma vez que você é inevitavelmente forçado a enfrentá-la, você acaba se sentindo ainda mais ansioso porque seu cérebro agora está convencido de que você deveria estar correndo na direção oposta. 💨
Então, se você quer lidar com sua ansiedade de uma maneira saudável — e parar de procrastinar — a chave é (você adivinhou) confrontar sua ansiedade, não evitá-la.
Seja você preocupado com como as pessoas vão comentar no seu vídeo, tirar notas baixas e ser reprovado na faculdade, sentir dor no dentista, ou sua mãe perguntando (novamente) se você encontrou um par para o casamento do seu primo... aprofunde-se no que é sobre uma tarefa específica que está fazendo você se sentir tão ansioso.
Reconhecer essas ansiedades pode ajudá-lo a ver sua tendência para procrastinar com mais graça e menos julgamento e buscar maneiras mais produtivas de gerenciar seus sentimentos de preocupação ou medo.
Lembre-se, sentir ansiedade não é nada do que se envergonhar. E ao confrontar suas ansiedades que induzem à procrastinação em vez de fugir delas, você estará melhor equipado para encontrar soluções — e marcar como feitas essas tarefas atrasadas. ✅
💡 Frase da Semana
"Produtividade não é sobre fazer mais coisas — é sobre fazer as coisas certas. Criatividade e eficiência têm muito a ver com escolher o que não fazer tanto quanto escolher o que fazer.”
Tim Harford
Gostou de ler essa Newsletter, você pode apoiar divulgando. Clique no botão e compartilhe este essa Newsletter com um amigo ou divulgue em suas redes sociais.
Este e-mail foi encaminhado para você? 👇
Tenha uma ótima semana. :)
Faça tempo pro que importa.
thais t cardoso